Porto Alegre: (51) 3013-2172
São Paulo: (11) 3042-8907

Avaliação de Intangíveis (CPC 04) e Combinação de negócios (CPC 15)

O CPC 04 define o tratamento contábil dos ativos intangíveis que não são abrangidos especificamente em outro Pronunciamento. O Pronunciamento estabelece que uma entidade deve reconhecer um ativo intangível apenas se determinados critérios forem atendidos. O Pronunciamento também especifica como mensurar o valor contábil dos ativos intangíveis, exigindo divulgações específicas sobre esses ativos.

O CPC 15 tem por objetivo aprimorar a relevância, a confiabilidade e a comparabilidade das informações que a entidade fornece em suas demonstrações contábeis acerca de combinação de negócios e sobre seus efeitos. Para esse fim, o Pronunciamento estabelece princípios e exigências da forma como o adquirente:

(a) reconhece e mensura, em suas demonstrações contábeis, os ativos identificáveis adquiridos, os passivos assumidos e as participações societárias de não controladores na adquirida;

(b) reconhece e mensura o ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill adquirido) advindo da combinação de negócios ou o ganho proveniente de compra vantajosa; e

(c) determina quais as informações que devem ser divulgadas para possibilitar que os usuários das demonstrações contábeis avaliem a natureza e os efeitos financeiros da combinação de negócios.

Abrangência

Este Pronunciamento é aplicável às operações ou a outros eventos que atendam à avaliação de intangíveis e combinação de negócios.

Processo de Execução

O processo de execução passa inicialmente pela realização de reunião técnicas, é aplicado questionário técnico de avaliação Econômico-Financeira e de marca, a fim de conhecer o escopo da avaliação.

O questionário é analisado por equipe técnica de avaliação Econômica para definição da metodologia a ser utilizada para a combinação de negócios e avaliação da marca.

Solicitação de informações específicas para a realização da avaliação.

Pesquisa de dados e análise do ambiente de negócios da empresa e marca.

Avaliação da marca e/ou empresa.

Laudo de avaliação da combinação de negócios com a separação dos intangíveis em conformidade com os procedimentos contábeis exigidos pela auditoria.

Fluxograma  Combinação de Negócios e Avaliação de Intangíveis

Rua Paulo Setubal nº 25, sala 302 - CEP 91.340-100 - Porto Alegre/RS - Brasil
Porto Alegre - (51) 3013-2172
São Paulo - (11) 3042-8907
macadar@macadar.com.br

 

Desenvolvido por Ideia Agência Digital