Porto Alegre: (51) 3013-2172
São Paulo: (11) 3042-8907

Avaliação Patrimonial

A Macadar conta com equipe de engenheiros e arquitetos com larga experiência na avaliação de ativos patrimoniais para fins de atendimento ao IFRS (CPC 27, CPC 01 e ICPC 10), bem como a demanda dos fundos imobiliários, perícias, leilões judiciais, seguros e questões societárias.

Avaliação de Bens Móveis

Consiste na determinação de valor dos bens pertencentes, principalmente, as contas de: Máquinas e Equipamentos, Móveis e Utensílios, Equipamentos de Informática e Veículos, podendo ser estendido para contas específicas como, por exemplo: Ferramental (moldes, matrizes, estampos e dispositivos) e Softwares.

Principais finalidades

- Avaliação para Seguro
- Avaliação Patrimonial
- Avaliação para Garantias
- Avaliação para Compra/Venda
- Avaliação para Fusão/Cisão/Incorporação
- IFRS

Processo de execução

O processo inicia com inventário físico dos bens, onde é realizada a análise da característica técnicas do bem, bem como estado de conservação. O inventário é encaminhado para o departamento de engenharia, que define o critério de avaliação ser utilizado por tipo de bem. Bens desenvolvidos internamente ou por projetos específicos com terceiros, tais como moldes e máquinas são avaliados separadamente. Já os bens de fabricação em série são cotados através de pesquisa técnica rigorosa em fabricantes nacionais e estrangeiros, revendedores e construtores para obtenção do correto valor de reposição de cada item do ativo imobilizado da empresa. Os custos secundários envolvidos na instalação e funcionamento de um bem (fretes, impostos, montagens, execução de bases, etc).

A Macadar utiliza métodos de avaliação consagrados e metodologias utilizadas de acordo com a ABNT, IBAPE e IVSC.

Os laudos possuem documentação fotográfica e estrutura aceita pelos diversos órgãos regulatórios e financeiros do país.

Avaliação de Imóveis

A avaliação de imóvel conta com equipe multidisciplinar especializada composta com técnicos de vistoria, analistas de pesquisa de mercado, arquitetos e engenheiros com experiência na inferência estatística para cálculo de terrenos e determinação de custos construtivos e vida útil de edificações.

Processo de execução

O processo inicia com a vistoria “in loco” por profissionais capacitados, com larga experiência no ramo, para descrição e caracterização das características técnicas do imóvel.  A vistoria do imóvel, bem como plantas arquitetônicas e orçamentos construtivos são encaminhados para o departamento de engenharia, que define o critério de avaliação ser utilizado para a avaliação. O terreno é calculado através de inferência estatística com dados de mercado saneados em função da característica do imóvel. As edificações são calculadas em função dos custos construtivos e análise da vida útil de cada etapa construtiva.

Avaliação de Jazidas Minerais

Consiste em se definir o valor de Jazidas minerais em geral em função de seu estado geral, idade, teor (blend) e estoque, até a exaustão.

Processo de execução

Realização de estudo e pesquisa a respeito da fisiografia e geomorfologia e método de lavra das jazidas. Análise do mercado local e mundial para comercialização do minério, custos de produção e ampla consulta à bibliografia técnica especializada para obtenção dos rendimentos reais das jazidas.

Análise de tipo de exploração: Níveis de investimentos e forma de exploração da jazida, área por área, com vistoria in loco e documentação fotográfica.

Avaliação com projeção da extração total até a exaustão com utilização de fluxo de caixa descontado para obtenção do VPL (Valor Presente Líquido).

Rua Paulo Setubal nº 25, sala 302 - CEP 91.340-100 - Porto Alegre/RS - Brasil
Porto Alegre - (51) 3013-2172
São Paulo - (11) 3042-8907
macadar@macadar.com.br

 

Desenvolvido por Ideia Agência Digital